Batemans Bay a Jervis Bay, Austrália

Patrulha de Durras
Ilha à Vista
Nova Gales do Sul, Austrália, Jervis Bay, praia
Com Sydney para trás, entregamo-nos à “South Coast” australiana. Ao longo de 150km, na companhia de pelicanos, cangurus e outras peculiares criaturas aussie, deixamo-nos perder num litoral recortado entre praias deslumbrantes e eucaliptais sem fim.

Aterramos, em Sydney, em plena época dos furacões da costa leste da Austrália.

A época pouco tarda a fazer das suas. Esticamos a viagem o mais que conseguimos para os fundos de Nova Gales do Sul.

Às oito e meia da noite, após sete horas de condução com paragens rápidas, rendemo-nos a exaustão e à noite. Estamos às portas de Batemans Bay. Camberra, a misteriosa capital aussie surge quase à mesma latitude, mas para o interior.

O plano original girava em torno da exploração da região de Jervis Bay. Parece-nos boa ideia fazê-lo a partir dali e procuramos alojamento.

Durante o Verão australiano, os preços revelavam-se algo assustadores, ainda mais porque estimávamos continuar a viajar por nove ou dez meses.

Acabamos por alugar uma cabine humilde de um parque de campismo envolto de floresta.

Derreados, preparamo-nos para dormir quando a tempestade gerada por um ciclone que se tinha aventurado até ao sul australiano nos solta um dilúvio em cima.

Uma bátega com tal intensidade que nos parecia que podia rebentar com o tecto da cabine.

Duradoura.

De ritmo marcado por raios e trovões, estes, longos e ribombantes a uma escala que roçava o absurdo. A tempestade tornou-se angustiante a dobrar: mal conseguíamos manter os olhos abertos, de cansaço.

Ao mesmo tempo, a chuvada, os clarões, os estrondos e o receio de dali sermos arrastados por uma expectável enxurrada, tudo junto, impedia que os fechássemos.

Ficamos um bom tempo nesse impasse. Até que o cansaço se sobrepõe e nos resgata da tempestade.

Quando despertamos, o pior tinha passado, mas, mesmo enfraquecida, a chuva arrasta-se manhã fora.

Por Fim, a South Coast Solarenga de Batemans Bay

Deixamos a cabine por volta das 11h. Duas horas depois, as nuvens deram lugar a algum sol.

Já estávamos de volta à estrada, a caminho de uma tal de Surf Bay e, logo, de South Durras.

Por toda esta zona de Nova Gales do Sul sucedem-se as enseadas e praias com paisagens e rebentações idolatradas pelos surfistas.

Estávamos mais vocacionados para lhes apreciarmos os cenários. Sem que o esperássemos, é South Durras que nos retém mais tempo.

Cruzamos o rio Clyde que desagua na Baía de Batemans, rumo a norte.

Durras, um dos muitos Lagos à Beira do Pacífico de Nova Gales do Sul

Em Benandarah, com o lago inusitado de Durras por diante, voltamos ao litoral, a uma enseada desafogada homónima. Nunca nos chegamos a afastar do lago.

A sua água doce quase entrava oceano adentro.

Naquela altura do ano, separava-os apenas uma faixa coberta de gramíneas com quase dois metros de altura.

E, já quase sobre o areal, uma outra, mais ínfima, forrada de erva viçosa.

Essa erva fresca atraía uma comunidade de cangurus que desfrutavam da sua tranquila vida marsupial.

Os cangurus, os primeiros que víamos nessa segunda viagem pela Austrália, atraíam-nos a nós e ao nosso sempre voraz apetite fotográfico.

Começamos a fotografá-los a certa distância.

Sem termos como resistir, aproximamo-nos.

Os animais toleram o que toleram. Às tantas, uma mãe que dormitava ergue-se.

Ao ver-nos dar um passo a mais na direcção de uma sua cria, ensaia primeiro um pontapé, logo seguido de um soco.

Esquivamo-nos a tempo de evitarmos ossos da cara quebrados. Aliviados, devolvemos-lhe o seu espaço sagrado. Entregamo-nos a missões menos arriscadas.

Caminhamos pela praia, de areal amarelado que, malgrado a intempérie, ainda contrastava com um Pacífico do Sul esmeralda-turquesa que nos convidava a trocar tudo por banhos.

O deslumbre pela praia e os eucaliptais que, em boa parte, a envolviam cedo se esgotou.

Cientes de que, para o interior, se estendia um outro mundo lacustre algo labiríntico, regressamos ao carro.

Peixes, Pelicanos e Pescadores

Conduzimos à descoberta.

Metemo-nos por uma estrada sinuosa e sombria em que se sucedem losangos amarelos-negros avisadores da presença de cangurus e wallabies.

A estrada deixa-nos sobre uma imensidão de água escura e que nos parecia profunda.

Em redor, sentados em bancos de jardim, outros com os pés de molho, pescadores disputavam os peixes do lago.

Nas imediações, uma placa informa quais os tamanhos que era permitido pescarem consoante cada espécie.

Tinha ilustradas dezenas de espécies. Ao nos acercarmos, percebemos que era um quadro legislativo aplicável ao estado de Nova Gales do Sul, não só a Durras.

De qualquer maneira, depressa confirmamos que o lago estava pejado de peixes. Como o apuramos?

Bom… à parte das dezenas de pescadores, flutuavam nas suas águas, igualmente compenetrados no meio aquático, muitos mais pelicanos-australianos.

Alguns, agrupavam-se junto às rampas embarcadouro que serviam umas poucas vivendas disseminadas em redor.

Rumo ao Norte de Nova Gales do Sul

Os recortes caprichosos do lago e os 44km florestais e litorais do Parque Nacional Murramarang a norte, obrigam-nos a flectir para o interior.

No caminho para a via principal do estado e, aqui e ali, em sua volta, os colonos e seus descendentes tinham desbastado porções da Nova Gales do Sul arborizada em função de fazendas de criação de gado e leiteiras.

Vacas turinas salpicavam pastos infindáveis explorados.

Exploravam aquela agropecuária latifundiária famílias amantes do sossego.

Caixas de correio artísticas perdidas na vastidão verdejante facilitavam o trabalho do carteiro e identificavam-nas: “Anderson. Wickam Hill”.

Estávamos, todavia, a passar demasiado tempo em cada novo lugar em que parávamos e demasiado longe da zona do itinerário que tínhamos estabelecido fulcral. Decidimos por nos acercarmos, sem desvios injustificados, da Baía de Jervis.

Como calculávamos, cumprir tal repto, provou-se complicado.

Até lá, a South Coast ascendia por novos parques nacionais, florestas, praias e lagos sedutores. Contrariados, só paramos em Huskisson, uma pequena vila portuária (menos de 800 habitantes) situada na foz de um tal de rio Currambene.

Huskisson e o Passado Naval de Nova Gales do Sul

Em tempos coloniais do meio do século XIX, Huskisson encontrava-se num marasmo civilizacional para que poucos viam solução.

Decorrida uma década, o investimento criterioso num estaleiro naval mudou o seu destino. Entre 1864 e 1977 (até 1940 sem ter sequer electricidade), a povoação construiu 130 embarcações à vela e a vapor de porte considerável, incluindo quatro barcos que a marinha dos Estados Unidos usou contra o Império Japonês na campanha da Nova Guiné.

Entregou ainda, a privados, muitas mais traineiras, barcaças e pequenas naves, boa parte delas, nem sequer registadas.

Por si só, a localização estuarina de Huskisson pouco ou nada significaria.

Há que acrescentar que, para leste e por diante, se estende a vasta Jervis Bay, tornada famosa quando os habitantes aussies de Sydney e de Melbourne descobriram, de forma precoce, que as suas praias tinham os areais mais alvos e o mar mais cristalino e colorido de toda a South Coast.

A mesma família que desenvolveu os estaleiros, os Dent, abriu o primeiro hotel de Huskisson surgiu em 1893, bem como uma série de pousadas à beira-mar.

Hoje, Huskisson abriga uma espécie de misto temático da sua história.

Encontramos o Currambene repleto de embarcações.

A Famosa e Imaculada Baía de Jervis

De pesca, mas, sobretudo de recreio, sempre prontas a zarparem com visitantes para a Baía de Jervis. Enquanto caminhamos pela sua marginal, damos de cara com um companheiro de um tour ao rochedo Uluru em que participámos dois anos antes, Kevin.

Sul-coreano radicado em Sydney, Kevin tinha tirado uns dias de férias para descontrair em Jervis Bay. Tagarelamos um pouco.

Aconselha-nos a espreitarmos esta e aquela praia. É algo que nos apressamos a fazer.

Estreamos a baía pelo seu areal de Hyams.

Lá nos espantamos com a sua surreal alvura, em vez de coralífera, feita de quartzo, de sílica de grãos quase tão translúcidos como a água e que, exacerbam as dominantes esmeralda e azulada que os raios solares geram de acordo com a profundidade.

Temos que confessar que, na altura, a parte científica da questão não nos passou pela mente.

A intempérie e a obsessão fotográfica tinham-nos feito adiar demasiado os merecidos mergulhos. Ali os recuperámos.

Por ali os renovámos, de quando em quando, durante uma caminhada revigorante até à ponta da Murray Beach.

Depois da tempestade veio a bonança. Recompensados com a South Coast, alongamos a descoberta de Nova Gales do Sul por quase quinze dias.

Seguiram-se as ilhas Salomão.

Alice Springs a Darwin, Austrália

Estrada Stuart, a Caminho do Top End da Austrália

Do Red Centre ao Top End tropical, a estrada Stuart Highway percorre mais de 1.500km solitários através da Austrália. Nesse trajecto, o Território do Norte muda radicalmente de visual mas mantém-se fiel à sua alma rude.
À Descoberta de Tassie, Parte 1 - Hobart, Austrália

A Porta dos Fundos da Austrália

Hobart, a capital da Tasmânia e a mais meridional da Austrália foi colonizada por milhares de degredados de Inglaterra. Sem surpresa, a sua população preserva uma forte admiração pelos modos de vida marginais.
Melbourne, Austrália

Uma Austrália "Asienada"

Capital cultural aussie, Melbourne também é frequentemente eleita a cidade com melhor qualidade de vida do Mundo. Quase um milhão de emigrantes orientais aproveitaram este acolhimento imaculado.
Great Ocean Road, Austrália

Oceano Fora, pelo Grande Sul Australiano

Uma das evasões preferidas dos habitantes do estado australiano de Victoria, a via B100 desvenda um litoral sublime que o oceano moldou. Bastaram-nos uns quilómetros para percebermos porque foi baptizada de The Great Ocean Road.
Cairns-Kuranda, Austrália

Comboio para o Meio da Selva

Construído a partir de Cairns para salvar da fome mineiros isolados na floresta tropical por inundações, com o tempo, o Kuranda Railway tornou-se no ganha-pão de centenas de aussies alternativos.
Busselton, Austrália

2000 metros em Estilo Aussie

Em 1853, Busselton foi dotada de um dos pontões então mais longos do Mundo. Quando a estrutura decaiu, os moradores decidiram dar a volta ao problema. Desde 1996 que o fazem, todos os anos. A nadar.
À Descoberta de Tassie,  Parte 2 - Hobart a Port Arthur, Austrália

Uma Ilha Condenada ao Crime

O complexo prisional de Port Arthur sempre atemorizou os desterrados britânicos. 90 anos após o seu fecho, um crime hediondo ali cometido forçou a Tasmânia a regressar aos seus tempos mais lúgubres.
Cairns a Cape Tribulation, Austrália

Queensland Tropical: uma Austrália Demasiado Selvagem

Os ciclones e as inundações são só a expressão meteorológica da rudeza tropical de Queensland. Quando não é o tempo, é a fauna mortal da região que mantém os seus habitantes sob alerta.
Sydney, Austrália

De Desterro de Criminosos a Cidade Exemplar

A primeira das colónias australianas foi erguida por reclusos desterrados. Hoje, os aussies de Sydney gabam-se de antigos condenados da sua árvore genealógica e orgulham-se da prosperidade cosmopolita da megalópole que habitam.
Perth a Albany, Austrália

Pelos Confins do Faroeste Australiano

Poucos povos veneram a evasão como os aussies. Com o Verão meridional em pleno e o fim-de-semana à porta, os habitantes de Perth refugiam-se da rotina urbana no recanto sudoeste da nação. Pela nossa parte, sem compromissos, exploramos a infindável Austrália Ocidental até ao seu limite sul.
Fremantle, Austrália

O Porto Boémio da Austrália Ocidental

Em tempos o principal destino dos condenados britânicos desterrados na Austrália, Fremantle desenvolveu-se até se tornar o grande porto do Oeste da grande ilha. E, ao mesmo tempo, um abrigo de artistas aussies e expatriados em busca de vidas fora da caixa.
Red Centre, Austrália

No Coração Partido da Austrália

O Red Centre abriga alguns dos monumentos naturais incontornáveis da Austrália. Impressiona-nos pela grandiosidade dos cenários mas também a incompatibilidade renovada das suas duas civilizações.
Atherton Tableland, Austrália

A Milhas do Natal (parte II)

A 25 Dezembro, exploramos o interior elevado, bucólico mas tropical do norte de Queensland. Ignoramos o paradeiro da maioria dos habitantes e estranhamos a absoluta ausência da quadra natalícia.
À Descoberta de Tassie, Parte 3, Tasmânia, Austrália

Tasmânia de Alto a Baixo

Há muito a vítima predilecta das anedotas australianas, a Tasmânia nunca perdeu o orgulho no jeito aussie mais rude ser. Tassie mantém-se envolta em mistério e misticismo numa espécie de traseiras dos antípodas. Neste artigo, narramos o percurso peculiar de Hobart, a capital instalada no sul improvável da ilha até à costa norte, a virada ao continente australiano.

A Cidade Solitária

A mais 2000km de uma congénere digna desse nome, Perth é considerada a urbe mais remota à face da Terra. Apesar de isolados entre o Índico e o vasto Outback, são poucos os habitantes que se queixam.

Cowboys da Oceania

O Texas até fica do outro lado do mundo mas não faltam vaqueiros no país dos coalas e dos cangurus. Rodeos do Outback recriam a versão original e 8 segundos não duram menos no Faroeste australiano.

Dia da Austrália: em Honra da Fundação, de Luto Pela Invasão

26/1 é uma data controversa na Austrália. Enquanto os colonos britânicos o celebram com churrascos e muita cerveja, os aborígenes celebram o facto de não terem sido completamente dizimados.
Wycliffe Wells, Austrália

Os Ficheiros Pouco Secretos de Wycliffe Wells

Há décadas que os moradores, peritos de ovnilogia e visitantes testemunham avistamentos em redor de Wycliffe Wells. Aqui, Roswell nunca serviu de exemplo e cada novo fenómeno é comunicado ao mundo.
Melbourne, Austrália

O Futebol em que os Australianos Ditam as Regras

Apesar de praticado desde 1841, o Futebol Australiano só conquistou parte da grande ilha. A internacionalização nunca passou do papel, travada pela concorrência do râguebi e do futebol clássico.
Michaelmas Cay, Austrália

A Milhas do Natal (parte I)

Na Austrália, vivemos o mais incaracterístico dos 24os de Dezembro. Zarpamos para o Mar de Coral e desembarcamos num ilhéu idílico que partilhamos com gaivinas-de-bico-laranja e outras aves.
Leão, elefantes, PN Hwange, Zimbabwe
PN Hwange, Zimbabwé

O Legado do Saudoso Leão Cecil

No dia 1 de Julho de 2015, Walter Palmer, um dentista e caçador de trofeus do Minnesota matou Cecil, o leão mais famoso do Zimbabué. O abate gerou uma onda viral de indignação. Como constatamos no PN Hwange, quase dois anos volvidos, os descendentes de Cecil prosperam.
Muktinath a Kagbeni, Circuito Annapurna, Nepal, Kagbeni

Do Lado de Lá do Desfiladeiro

Após a travessia exigente de Thorong La, recuperamos na aldeia acolhedora de Muktinath. Na manhã seguinte, voltamos a descer. A caminho do antigo reino do Alto Mustang e da aldeia de Kagbeni que lhe serve de entrada.
Cemitérios

A Última Morada

Dos sepulcros grandiosos de Novodevichy, em Moscovo, às ossadas maias encaixotadas de Pomuch, na província mexicana de Campeche, cada povo ostenta a sua forma de vida. Até na morte.
Passageiros, voos panorâmico-Alpes do sul, Nova Zelândia

A Conquista Aeronáutica dos Alpes do Sul

Em 1955, o piloto Harry Wigley criou um sistema de descolagem e aterragem sobre asfalto ou neve. Desde então, a sua empresa revela, a partir do ar, alguns dos cenários mais grandiosos da Oceania.
cowboys oceania, Rodeo, El Caballo, Perth, Australia

Cowboys da Oceania

Celebração Nahuatl

Cidade do México, México

Alma Mexicana

Com mais de 20 milhões de habitantes numa vasta área metropolitana, esta megalópole marca, a partir do seu cerne de zócalo, o pulsar espiritual de uma nação desde sempre vulnerável e dramática.

Comida do Mundo

Gastronomia Sem Fronteiras nem Preconceitos

Cada povo, suas receitas e iguarias. Em certos casos, as mesmas que deliciam nações inteiras repugnam muitas outras. Para quem viaja pelo mundo, o ingrediente mais importante é uma mente bem aberta.
Espectáculo Impressions Lijiang, Yangshuo, China, Entusiasmo Vermelho
Lijiang e Yangshuo, China

Uma China Impressionante

Um dos mais conceituados realizadores asiáticos, Zhang Yimou dedicou-se às grandes produções ao ar livre e foi o co-autor das cerimónias mediáticas dos J.O. de Pequim. Mas Yimou também é responsável por “Impressions”, uma série de encenações não menos polémicas com palco em lugares emblemáticos.
Competições

Homem, uma Espécie Sempre à Prova

Está-nos nos genes. Pelo prazer de participar, por títulos, honra ou dinheiro, as competições dão sentido ao Mundo. Umas são mais excêntricas que outras.
Chiang Khong a Luang prabang, Laos, Pelo Mekong Abaixo
Chiang Khong - Luang Prabang, Laos

Barco Lento, Rio Mekong Abaixo

A beleza do Laos e o custo mais baixo são boa razões para navegar entre Chiang Khong e Luang Prabang. Mas esta longa descida do rio Mekong pode ser tão desgastante quanto pitoresca.
Tatooine na Terra
Matmata, Tataouine:  Tunísia

A Base Terrestre da Guerra das Estrelas

Por razões de segurança, o planeta Tatooine de "O Despertar da Força" foi filmado em Abu Dhabi. Recuamos no calendário cósmico e revisitamos alguns dos lugares tunisinos com mais impacto na saga.
luz solar fotografia, sol, luzes

Um Sol, tantas Luzes

A maior parte das fotografias em viagem são tiradas com luz solar. A luz solar e a meteorologia formam uma interacção caprichosa. Saiba como a prever, detectar e usar no seu melhor.
Sósias, actores e figurantes

Estrelas do Faz de Conta

Protagonizam eventos ou são empresários de rua. Encarnam personagens incontornáveis, representam classes sociais ou épocas. Mesmo a milhas de Hollywood, sem eles, o Mundo seria mais aborrecido.
Santa Maria, Ilha mãe dos Açores
Santa Maria, Açores

Santa Maria: Ilha Mãe dos Açores Há Só Uma

Foi a primeira do arquipélago a emergir do fundo dos mares, a primeira a ser descoberta, a primeira e única a receber Cristovão Colombo e um Concorde. Estes são alguns dos atributos que fazem de Santa Maria especial. Quando a visitamos, encontramos muitos mais.
Oulu Finlândia, Passagem do Tempo

Oulu: uma Ode ao Inverno

Situada no cimo nordeste do Golfo de Bótnia, Oulu é uma das cidades mais antigas da Finlândia e a sua capital setentrional. A meros 220km do Círculo Polar Árctico, até nos meses mais frígidos concede uma vida ao ar livre prodigiosa.
Lago Manyara, parque nacional, Ernest Hemingway, girafas
PN Lago Manyara, Tanzânia

África Favorita de Hemingway

Situado no limiar ocidental do vale do Rift, o parque nacional lago Manyara é um dos mais diminutos mas encantadores e ricos em vida selvagem da Tanzânia. Em 1933, entre caça e discussões literárias, Ernest Hemingway dedicou-lhe um mês da sua vida atribulada. Narrou esses dias aventureiros de safari em “As Verdes Colinas de África”.
Ilhéu do Farol, Porto Santo, Ilhéu de Cima, Porto Santo, de Frente para a Ponta do Passo.
Ilhéu de Cima, Porto Santo, Portugal

A Primeira Luz de Quem Navega de Cima

Integra o grupo dos seis ilhéus em redor da Ilha de Porto Santo mas está longe de ser apenas mais um. Mesmo sendo o ponto limiar oriental do arquipélago da Madeira, é o ilhéu mais próximo dos portosantenses. À noite, também faz do fanal que confirma às embarcações vindas da Europa o bom rumo.

República Dominicana, Praia Bahia de Las Águilas, Pedernales. Parque Nacional Jaragua, Praia
Laguna Oviedo a Bahia de las Águilas, República Dominicana

Em Busca da Praia Dominicana Imaculada

Contra todas as probabilidades, um dos litorais dominicanos mais intocados também é dos mais remotos. À descoberta da província de Pedernales, deslumbramo-nos com o semi-desértico Parque Nacional Jaragua e com a pureza caribenha da Bahia de las Águilas.
Avestruz, Cabo Boa Esperança, África do Sul
Cabo da Boa Esperança - Cape of Good Hope NP, África do Sul

À Beira do Velho Fim do Mundo

Chegamos onde a grande África cedia aos domínios do “Mostrengo” Adamastor e os navegadores portugueses tremiam como varas. Ali, onde a Terra estava, afinal, longe de acabar, a esperança dos marinheiros em dobrar o tenebroso Cabo era desafiada pelas mesmas tormentas que lá continuam a grassar.
Sósias dos irmãos Earp e amigo Doc Holliday em Tombstone, Estados Unidos da América
Tombstone, E.U.A.

Tombstone: a Cidade Demasiado Dura para Morrer

Filões de prata descobertos no fim do século XIX fizeram de Tombstone um centro mineiro próspero e conflituoso na fronteira dos Estados Unidos com o México. Lawrence Kasdan, Kurt Russel, Kevin Costner e outros realizadores e actores hollywoodescos tornaram famosos os irmãos Earp e o duelo sanguinário de “O.K. Corral”. A Tombstone que, ao longo dos tempos tantas vidas reclamou, está para durar.
Barco e timoneiro, Cayo Los Pájaros, Los Haitises, República Dominicana
Península de Samaná, PN Los Haitises, República Dominicana

Da Península de Samaná aos Haitises Dominicanos

No recanto nordeste da República Dominicana, onde a natureza caribenha ainda triunfa, enfrentamos um Atlântico bem mais vigoroso que o esperado nestas paragens. Lá cavalgamos em regime comunitário até à famosa cascata Limón, cruzamos a baía de Samaná e nos embrenhamos na “terra das montanhas” remota e exuberante que a encerra.
Ilha Maurícia, viagem Índico, queda de água de Chamarel
Maurícias

Uma Míni Índia nos Fundos do Índico

No século XIX, franceses e britânicos disputaram um arquipélago a leste de Madagáscar antes descoberto pelos portugueses. Os britânicos triunfaram, re-colonizaram as ilhas com cortadores de cana-de-açúcar do subcontinente e ambos admitiram a língua, lei e modos francófonos precedentes. Desta mixagem, surgiu a exótica Maurícia.
Comboio do Fim do Mundo, Terra do Fogo, Argentina

Ultima Estação: Fim do Mundo

Até 1947, o Tren del Fin del Mundo fez incontáveis viagens para que os condenados do presídio de Ushuaia cortassem lenha. Hoje, os passageiros são outros mas nenhuma outra composição passa mais a Sul.
Erika Mae

Os Donos da Estrada Filipina

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, os filipinos transformaram milhares de jipes norte-americanos abandonados e criaram o sistema de transporte nacional. Hoje, os exuberantes jeepneys estão para as curvas.
Profissões Árduas

O Pão que o Diabo Amassou

O trabalho é essencial à maior parte das vidas. Mas, certos trabalhos impõem um grau de esforço, monotonia ou perigosidade de que só alguns eleitos estão à altura.
Rinoceronte, PN Kaziranga, Assam, Índia
PN Kaziranga, Índia

O Baluarte dos Monocerontes Indianos

Situado no estado de Assam, a sul do grande rio Bramaputra, o PN Kaziranga ocupa uma vasta área de pântano aluvial. Lá se concentram dois terços dos rhinocerus unicornis do mundo, entre em redor de 100 tigres, 1200 elefantes e muitos outros animais. Pressionado pela proximidade humana e pela inevitável caça furtiva, este parque precioso só não se tem conseguido proteger das cheias hiperbólicas das monções e de algumas polémicas.