Batemans Bay a Jervis Bay, Austrália

Patrulha de Durras
Ilha à Vista
Nova Gales do Sul, Austrália, Jervis Bay, praia
Com Sydney para trás, entregamo-nos à “South Coast” australiana. Ao longo de 150km, na companhia de pelicanos, cangurus e outras peculiares criaturas aussie, deixamo-nos perder num litoral recortado entre praias deslumbrantes e eucaliptais sem fim.

Aterramos, em Sydney, em plena época dos furacões da costa leste da Austrália.

A época pouco tarda a fazer das suas. Esticamos a viagem o mais que conseguimos para os fundos de Nova Gales do Sul.

Às oito e meia da noite, após sete horas de condução com paragens rápidas, rendemo-nos a exaustão e à noite. Estamos às portas de Batemans Bay. Camberra, a misteriosa capital aussie surge quase à mesma latitude, mas para o interior.

O plano original girava em torno da exploração da região de Jervis Bay. Parece-nos boa ideia fazê-lo a partir dali e procuramos alojamento.

Durante o Verão australiano, os preços revelavam-se algo assustadores, ainda mais porque estimávamos continuar a viajar por nove ou dez meses.

Acabamos por alugar uma cabine humilde de um parque de campismo envolto de floresta.

Derreados, preparamo-nos para dormir quando a tempestade gerada por um ciclone que se tinha aventurado até ao sul australiano nos solta um dilúvio em cima.

Uma bátega com tal intensidade que nos parecia que podia rebentar com o tecto da cabine.

Duradoura.

De ritmo marcado por raios e trovões, estes, longos e ribombantes a uma escala que roçava o absurdo. A tempestade tornou-se angustiante a dobrar: mal conseguíamos manter os olhos abertos, de cansaço.

Ao mesmo tempo, a chuvada, os clarões, os estrondos e o receio de dali sermos arrastados por uma expectável enxurrada, tudo junto, impedia que os fechássemos.

Ficamos um bom tempo nesse impasse. Até que o cansaço se sobrepõe e nos resgata da tempestade.

Quando despertamos, o pior tinha passado, mas, mesmo enfraquecida, a chuva arrasta-se manhã fora.

Por Fim, a South Coast Solarenga de Batemans Bay

Deixamos a cabine por volta das 11h. Duas horas depois, as nuvens deram lugar a algum sol.

Já estávamos de volta à estrada, a caminho de uma tal de Surf Bay e, logo, de South Durras.

Por toda esta zona de Nova Gales do Sul sucedem-se as enseadas e praias com paisagens e rebentações idolatradas pelos surfistas.

Estávamos mais vocacionados para lhes apreciarmos os cenários. Sem que o esperássemos, é South Durras que nos retém mais tempo.

Cruzamos o rio Clyde que desagua na Baía de Batemans, rumo a norte.

Durras, um dos muitos Lagos à Beira do Pacífico de Nova Gales do Sul

Em Benandarah, com o lago inusitado de Durras por diante, voltamos ao litoral, a uma enseada desafogada homónima. Nunca nos chegamos a afastar do lago.

A sua água doce quase entrava oceano adentro.

Naquela altura do ano, separava-os apenas uma faixa coberta de gramíneas com quase dois metros de altura.

E, já quase sobre o areal, uma outra, mais ínfima, forrada de erva viçosa.

Essa erva fresca atraía uma comunidade de cangurus que desfrutavam da sua tranquila vida marsupial.

Os cangurus, os primeiros que víamos nessa segunda viagem pela Austrália, atraíam-nos a nós e ao nosso sempre voraz apetite fotográfico.

Começamos a fotografá-los a certa distância.

Sem termos como resistir, aproximamo-nos.

Os animais toleram o que toleram. Às tantas, uma mãe que dormitava ergue-se.

Ao ver-nos dar um passo a mais na direcção de uma sua cria, ensaia primeiro um pontapé, logo seguido de um soco.

Esquivamo-nos a tempo de evitarmos ossos da cara quebrados. Aliviados, devolvemos-lhe o seu espaço sagrado. Entregamo-nos a missões menos arriscadas.

Caminhamos pela praia, de areal amarelado que, malgrado a intempérie, ainda contrastava com um Pacífico do Sul esmeralda-turquesa que nos convidava a trocar tudo por banhos.

O deslumbre pela praia e os eucaliptais que, em boa parte, a envolviam cedo se esgotou.

Cientes de que, para o interior, se estendia um outro mundo lacustre algo labiríntico, regressamos ao carro.

Peixes, Pelicanos e Pescadores

Conduzimos à descoberta.

Metemo-nos por uma estrada sinuosa e sombria em que se sucedem losangos amarelos-negros avisadores da presença de cangurus e wallabies.

A estrada deixa-nos sobre uma imensidão de água escura e que nos parecia profunda.

Em redor, sentados em bancos de jardim, outros com os pés de molho, pescadores disputavam os peixes do lago.

Nas imediações, uma placa informa quais os tamanhos que era permitido pescarem consoante cada espécie.

Tinha ilustradas dezenas de espécies. Ao nos acercarmos, percebemos que era um quadro legislativo aplicável ao estado de Nova Gales do Sul, não só a Durras.

De qualquer maneira, depressa confirmamos que o lago estava pejado de peixes. Como o apuramos?

Bom… à parte das dezenas de pescadores, flutuavam nas suas águas, igualmente compenetrados no meio aquático, muitos mais pelicanos-australianos.

Alguns, agrupavam-se junto às rampas embarcadouro que serviam umas poucas vivendas disseminadas em redor.

Rumo ao Norte de Nova Gales do Sul

Os recortes caprichosos do lago e os 44km florestais e litorais do Parque Nacional Murramarang a norte, obrigam-nos a flectir para o interior.

No caminho para a via principal do estado e, aqui e ali, em sua volta, os colonos e seus descendentes tinham desbastado porções da Nova Gales do Sul arborizada em função de fazendas de criação de gado e leiteiras.

Vacas turinas salpicavam pastos infindáveis explorados.

Exploravam aquela agropecuária latifundiária famílias amantes do sossego.

Caixas de correio artísticas perdidas na vastidão verdejante facilitavam o trabalho do carteiro e identificavam-nas: “Anderson. Wickam Hill”.

Estávamos, todavia, a passar demasiado tempo em cada novo lugar em que parávamos e demasiado longe da zona do itinerário que tínhamos estabelecido fulcral. Decidimos por nos acercarmos, sem desvios injustificados, da Baía de Jervis.

Como calculávamos, cumprir tal repto, provou-se complicado.

Até lá, a South Coast ascendia por novos parques nacionais, florestas, praias e lagos sedutores. Contrariados, só paramos em Huskisson, uma pequena vila portuária (menos de 800 habitantes) situada na foz de um tal de rio Currambene.

Huskisson e o Passado Naval de Nova Gales do Sul

Em tempos coloniais do meio do século XIX, Huskisson encontrava-se num marasmo civilizacional para que poucos viam solução.

Decorrida uma década, o investimento criterioso num estaleiro naval mudou o seu destino. Entre 1864 e 1977 (até 1940 sem ter sequer electricidade), a povoação construiu 130 embarcações à vela e a vapor de porte considerável, incluindo quatro barcos que a marinha dos Estados Unidos usou contra o Império Japonês na campanha da Nova Guiné.

Entregou ainda, a privados, muitas mais traineiras, barcaças e pequenas naves, boa parte delas, nem sequer registadas.

Por si só, a localização estuarina de Huskisson pouco ou nada significaria.

Há que acrescentar que, para leste e por diante, se estende a vasta Jervis Bay, tornada famosa quando os habitantes aussies de Sydney e de Melbourne descobriram, de forma precoce, que as suas praias tinham os areais mais alvos e o mar mais cristalino e colorido de toda a South Coast.

A mesma família que desenvolveu os estaleiros, os Dent, abriu o primeiro hotel de Huskisson surgiu em 1893, bem como uma série de pousadas à beira-mar.

Hoje, Huskisson abriga uma espécie de misto temático da sua história.

Encontramos o Currambene repleto de embarcações.

A Famosa e Imaculada Baía de Jervis

De pesca, mas, sobretudo de recreio, sempre prontas a zarparem com visitantes para a Baía de Jervis. Enquanto caminhamos pela sua marginal, damos de cara com um companheiro de um tour ao rochedo Uluru em que participámos dois anos antes, Kevin.

Sul-coreano radicado em Sydney, Kevin tinha tirado uns dias de férias para descontrair em Jervis Bay. Tagarelamos um pouco.

Aconselha-nos a espreitarmos esta e aquela praia. É algo que nos apressamos a fazer.

Estreamos a baía pelo seu areal de Hyams.

Lá nos espantamos com a sua surreal alvura, em vez de coralífera, feita de quartzo, de sílica de grãos quase tão translúcidos como a água e que, exacerbam as dominantes esmeralda e azulada que os raios solares geram de acordo com a profundidade.

Temos que confessar que, na altura, a parte científica da questão não nos passou pela mente.

A intempérie e a obsessão fotográfica tinham-nos feito adiar demasiado os merecidos mergulhos. Ali os recuperámos.

Por ali os renovámos, de quando em quando, durante uma caminhada revigorante até à ponta da Murray Beach.

Depois da tempestade veio a bonança. Recompensados com a South Coast, alongamos a descoberta de Nova Gales do Sul por quase quinze dias.

Seguiram-se as ilhas Salomão.

Alice Springs a Darwin, Austrália

Estrada Stuart, a Caminho do Top End da Austrália

Do Red Centre ao Top End tropical, a estrada Stuart Highway percorre mais de 1.500km solitários através da Austrália. Nesse trajecto, o Território do Norte muda radicalmente de visual mas mantém-se fiel à sua alma rude.
À Descoberta de Tassie, Parte 1 - Hobart, Austrália

A Porta dos Fundos da Austrália

Hobart, a capital da Tasmânia e a mais meridional da Austrália foi colonizada por milhares de degredados de Inglaterra. Sem surpresa, a sua população preserva uma forte admiração pelos modos de vida marginais.
Melbourne, Austrália

Uma Austrália "Asienada"

Capital cultural aussie, Melbourne também é frequentemente eleita a cidade com melhor qualidade de vida do Mundo. Quase um milhão de emigrantes orientais aproveitaram este acolhimento imaculado.
Great Ocean Road, Austrália

Oceano Fora, pelo Grande Sul Australiano

Uma das evasões preferidas dos habitantes do estado australiano de Victoria, a via B100 desvenda um litoral sublime que o oceano moldou. Bastaram-nos uns quilómetros para percebermos porque foi baptizada de The Great Ocean Road.
Cairns-Kuranda, Austrália

Comboio para o Meio da Selva

Construído a partir de Cairns para salvar da fome mineiros isolados na floresta tropical por inundações, com o tempo, o Kuranda Railway tornou-se no ganha-pão de centenas de aussies alternativos.
Busselton, Austrália

2000 metros em Estilo Aussie

Em 1853, Busselton foi dotada de um dos pontões então mais longos do Mundo. Quando a estrutura decaiu, os moradores decidiram dar a volta ao problema. Desde 1996 que o fazem, todos os anos. A nadar.
À Descoberta de Tassie,  Parte 2 - Hobart a Port Arthur, Austrália

Uma Ilha Condenada ao Crime

O complexo prisional de Port Arthur sempre atemorizou os desterrados britânicos. 90 anos após o seu fecho, um crime hediondo ali cometido forçou a Tasmânia a regressar aos seus tempos mais lúgubres.
Cairns a Cape Tribulation, Austrália

Queensland Tropical: uma Austrália Demasiado Selvagem

Os ciclones e as inundações são só a expressão meteorológica da rudeza tropical de Queensland. Quando não é o tempo, é a fauna mortal da região que mantém os seus habitantes sob alerta.
Sydney, Austrália

De Desterro de Criminosos a Cidade Exemplar

A primeira das colónias australianas foi erguida por reclusos desterrados. Hoje, os aussies de Sydney gabam-se de antigos condenados da sua árvore genealógica e orgulham-se da prosperidade cosmopolita da megalópole que habitam.
Perth a Albany, Austrália

Pelos Confins do Faroeste Australiano

Poucos povos veneram a evasão como os aussies. Com o Verão meridional em pleno e o fim-de-semana à porta, os habitantes de Perth refugiam-se da rotina urbana no recanto sudoeste da nação. Pela nossa parte, sem compromissos, exploramos a infindável Austrália Ocidental até ao seu limite sul.
Fremantle, Austrália

O Porto Boémio da Austrália Ocidental

Em tempos o principal destino dos condenados britânicos desterrados na Austrália, Fremantle desenvolveu-se até se tornar o grande porto do Oeste da grande ilha. E, ao mesmo tempo, um abrigo de artistas aussies e expatriados em busca de vidas fora da caixa.
Red Centre, Austrália

No Coração Partido da Austrália

O Red Centre abriga alguns dos monumentos naturais incontornáveis da Austrália. Impressiona-nos pela grandiosidade dos cenários mas também a incompatibilidade renovada das suas duas civilizações.
Atherton Tableland, Austrália

A Milhas do Natal (parte II)

A 25 Dezembro, exploramos o interior elevado, bucólico mas tropical do norte de Queensland. Ignoramos o paradeiro da maioria dos habitantes e estranhamos a absoluta ausência da quadra natalícia.
À Descoberta de Tassie, Parte 3, Tasmânia, Austrália

Tasmânia de Alto a Baixo

Há muito a vítima predilecta das anedotas australianas, a Tasmânia nunca perdeu o orgulho no jeito aussie mais rude ser. Tassie mantém-se envolta em mistério e misticismo numa espécie de traseiras dos antípodas. Neste artigo, narramos o percurso peculiar de Hobart, a capital instalada no sul improvável da ilha até à costa norte, a virada ao continente australiano.
Perth, Austrália

A Cidade Solitária

A mais 2000km de uma congénere digna desse nome, Perth é considerada a urbe mais remota à face da Terra. Apesar de isolados entre o Índico e o vasto Outback, são poucos os habitantes que se queixam.

Cowboys da Oceania

O Texas até fica do outro lado do mundo mas não faltam vaqueiros no país dos coalas e dos cangurus. Rodeos do Outback recriam a versão original e 8 segundos não duram menos no Faroeste australiano.
Perth, Austrália

Dia da Austrália: em Honra da Fundação, de Luto Pela Invasão

26/1 é uma data controversa na Austrália. Enquanto os colonos britânicos o celebram com churrascos e muita cerveja, os aborígenes celebram o facto de não terem sido completamente dizimados.
Wycliffe Wells, Austrália

Os Ficheiros Pouco Secretos de Wycliffe Wells

Há décadas que os moradores, peritos de ovnilogia e visitantes testemunham avistamentos em redor de Wycliffe Wells. Aqui, Roswell nunca serviu de exemplo e cada novo fenómeno é comunicado ao mundo.
Melbourne, Austrália

O Futebol em que os Australianos Ditam as Regras

Apesar de praticado desde 1841, o Futebol Australiano só conquistou parte da grande ilha. A internacionalização nunca passou do papel, travada pela concorrência do râguebi e do futebol clássico.
Michaelmas Cay, Austrália

A Milhas do Natal (parte I)

Na Austrália, vivemos o mais incaracterístico dos 24os de Dezembro. Zarpamos para o Mar de Coral e desembarcamos num ilhéu idílico que partilhamos com gaivinas-de-bico-laranja e outras aves.
Serengeti, Grande Migração Savana, Tanzania, gnus no rio
PN Serengeti, Tanzânia

A Grande Migração da Savana Sem Fim

Nestas pradarias que o povo Masai diz siringet (correrem para sempre), milhões de gnus e outros herbívoros perseguem as chuvas. Para os predadores, a sua chegada e a da monção são uma mesma salvação.
Yak Kharka a Thorong Phedi, Circuito Annapurna, Nepal, iaques
Circuito Annapurna 11º: Yak Karkha a Thorong Phedi, Nepal

A Chegada ao Sopé do Desfiladeiro

Num pouco mais de 6km, subimos dos 4018m aos 4450m, na base do desfiladeiro de Thorong La. Pelo caminho, questionamos se o que sentíamos seriam os primeiros problemas de Mal de Altitude. Nunca passou de falso alarme.
Luderitz, Namibia
Lüderitz, Namibia

Wilkommen in Afrika

O chanceler Bismarck sempre desdenhou as possessões ultramarinas. Contra a sua vontade e todas as probabilidades, em plena Corrida a África, o mercador Adolf Lüderitz forçou a Alemanha assumir um recanto inóspito do continente. A cidade homónima prosperou e preserva uma das heranças mais excêntricas do império germânico.
Viagens de Barco

Para Quem Só Enjoa de Navegar na Net

Embarque e deixe-se levar em viagens de barco imperdíveis como o arquipélago filipino de Bacuit e o mar gelado do Golfo finlandês de Bótnia.
Apia, Samoa Ocidental

Fia Fia – Folclore Polinésio de Alta Rotação

Da Nova Zelândia à Ilha da Páscoa e daqui ao Havai, contam-se muitas variações de danças polinésias. As noites samoanas de Fia Fia, em particular, são animadas por um dos estilos mais acelerados.
tunel de gelo, rota ouro negro, Valdez, Alasca, EUA
Valdez, Alasca

Na Rota do Ouro Negro

Em 1989, o petroleiro Exxon Valdez provocou um enorme desastre ambientai. A embarcação deixou de sulcar os mares mas a cidade vitimada que lhe deu o nome continua no rumo do crude do oceano Árctico.
Comida do Mundo

Gastronomia Sem Fronteiras nem Preconceitos

Cada povo, suas receitas e iguarias. Em certos casos, as mesmas que deliciam nações inteiras repugnam muitas outras. Para quem viaja pelo mundo, o ingrediente mais importante é uma mente bem aberta.
Verificação da correspondência

Da Lapónia Finlandesa ao Árctico, Visita à Terra do Pai Natal

Fartos de esperar pela descida do velhote de barbas pela chaminé, invertemos a história. Aproveitamos uma viagem à Lapónia Finlandesa e passamos pelo seu furtivo lar.

Teleférico que liga Puerto Plata ao cimo do PN Isabel de Torres
Puerto Plata, República Dominicana

Prata da Casa Dominicana

Puerto Plata resultou do abandono de La Isabela, a segunda tentativa de colónia hispânica das Américas. Quase meio milénio depois do desembarque de Colombo, inaugurou o fenómeno turístico inexorável da nação. Numa passagem-relâmpago pela província, constatamos como o mar, a montanha, as gentes e o sol do Caribe a mantêm a reluzir.
Cacau, Chocolate, Sao Tome Principe, roça Água Izé
São Tomé e Príncipe

Roças de Cacau, Corallo e a Fábrica de Chocolate

No início do séc. XX, São Tomé e Príncipe geravam mais cacau que qualquer outro território. Graças à dedicação de alguns empreendedores, a produção subsiste e as duas ilhas sabem ao melhor chocolate.
tunel de gelo, rota ouro negro, Valdez, Alasca, EUA

Sensações vs Impressões

Telhados cinza, Lijiang, Yunnan, China
Lijiang, China

Uma Cidade Cinzenta mas Pouco

Visto ao longe, o seu casario vasto é lúgubre mas as calçadas e canais seculares de Lijiang revelam-se mais folclóricos que nunca. Em tempos, esta cidade resplandeceu como a capital grandiosa do povo Naxi. Hoje, tomam-na de assalto enchentes de visitantes chineses que disputam o quase parque temático em que se tornou.
Mexcaltitán, Nayarit, México, do ar
Mexcaltitán, Nayarit, México

Uma Ilha entre o Mito e a Génese Mexicana

Mexcaltitán é uma ilha lacustre, arredondada, repleta de casario e que, durante a época das chuvas, só é transitável de barco. Crê-se ainda que possa ser Aztlán. A povoação que os Aztecas deixaram numa deambulação que terminou com a fundação de Tenochtitlan, a capital do império que os espanhóis viriam a conquistar.
Oulu Finlândia, Passagem do Tempo

Oulu: uma Ode ao Inverno

Situada no cimo nordeste do Golfo de Bótnia, Oulu é uma das cidades mais antigas da Finlândia e a sua capital setentrional. A meros 220km do Círculo Polar Árctico, até nos meses mais frígidos concede uma vida ao ar livre prodigiosa.
Sombra vs Luz
Quioto, Japão

O Templo de Quioto que Renasceu das Cinzas

O Pavilhão Dourado foi várias vezes poupado à destruição ao longo da história, incluindo a das bombas largadas pelos EUA mas não resistiu à perturbação mental de Hayashi Yoken. Quando o admirámos, luzia como nunca.
Vulcao dos Capelinhos, Misterios, Faial, Açores
Vulcão dos Capelinhos, Faial, Açores

Na Pista do Mistério dos Capelinhos

De uma costa da ilha à opostoa, pelas névoas, retalhos de pasto e florestas típicos dos Açores, desvendamos o Faial e o Mistério do seu mais imprevisível vulcão.

Parque Nacional Etosha Namíbia, chuva
PN Etosha, Namíbia

A Vida Exuberante da Namíbia Branca

Um salar vasto rasga o norte namibiano. O Parque Nacional Etosha que o envolve revela-se um habitat árido, mas providencial, de incontáveis espécies selvagens africanas.
Albreda, Gâmbia, Fila
Barra a Kunta Kinteh, Gâmbia

Viagem às Origens do Tráfico Transatlântico de Escravos

Uma das principais artérias comerciais da África Ocidental, a meio do século XV, o rio Gâmbia era já navegado pelos exploradores portugueses. Até ao XIX, fluiu pelas suas águas e margens, boa parte da escravatura perpetrada pelas potências coloniais do Velho Mundo.
Em quimono de elevador, Osaka, Japão
Osaka, Japão

Na Companhia de Mayu

A noite japonesa é um negócio bilionário e multifacetado. Em Osaka, acolhe-nos uma anfitriã de couchsurfing enigmática, algures entre a gueixa e a acompanhante de luxo.
Cargueiro Cabo Santa Maria, Ilha da Boa Vista, Cabo Verde, Sal, a Evocar o Sara
Ilha da Boa Vista, Cabo Verde

Ilha da Boa Vista: Vagas do Atlântico, Dunas do Sara

Boa Vista não é apenas a ilha cabo-verdiana mais próxima do litoral africano e do seu grande deserto. Após umas horas de descoberta, convence-nos de que é um retalho do Sara à deriva no Atlântico do Norte.
Queima de preces, Festival de Ohitaki, templo de fushimi, quioto, japao
Quioto, Japão

Uma Fé Combustível

Durante a celebração xintoísta de Ohitaki são reunidas no templo de Fushimi preces inscritas em tabuínhas pelos fiéis nipónicos. Ali, enquanto é consumida por enormes fogueiras, a sua crença renova-se.

Viagens de Comboio: O Melhor do Mundo Sobre Carris

Nenhuma forma de viajar é tão repetitiva e enriquecedora como seguir sobre carris. Suba a bordo destas carruagens e composições díspares e aprecie os melhores cenários do Mundo sobre Carris.
Mini-snorkeling
Ilhas Phi Phi, Tailândia

De regresso à Praia de Danny Boyle

Passaram 15 anos desde a estreia do clássico mochileiro baseado no romance de Alex Garland. O filme popularizou os lugares em que foi rodado. Pouco depois, alguns desapareceram temporária mas literalmente do mapa mas, hoje, a sua fama controversa permanece intacta.
Mulheres com cabelos longos de Huang Luo, Guangxi, China

Huang Luo: a Aldeia Chinesa dos Cabelos mais Longos

Numa região multiétnica coberta de arrozais socalcados, as mulheres de Huang Luo renderam-se a uma mesma obsessão capilar. Deixam crescer os cabelos mais longos do mundo, anos a fio, até um comprimento médio de 170 a 200 cm. Por estranho que pareça, para os manterem belos e lustrosos, usam apenas água e arrôz.
Parque Nacional Gorongosa, Moçambique, Vida Selvagem, leões
PN Gorongosa, Moçambique

O Coração Selvagem de Moçambique dá Sinais de Vida

A Gorongosa abrigava um dos mais exuberantes ecossistemas de África mas, de 1980 a 1992, sucumbiu à Guerra Civil travada entre a FRELIMO e a RENAMO. Greg Carr, o inventor milionário do Voice Mail recebeu a mensagem do embaixador moçambicano na ONU a desafiá-lo a apoiar Moçambique. Para bem do país e da humanidade, Carr comprometeu-se a ressuscitar o parque nacional deslumbrante que o governo colonial português lá criara.
Passageiros, voos panorâmico-Alpes do sul, Nova Zelândia

A Conquista Aeronáutica dos Alpes do Sul

Em 1955, o piloto Harry Wigley criou um sistema de descolagem e aterragem sobre asfalto ou neve. Desde então, a sua empresa revela, a partir do ar, alguns dos cenários mais grandiosos da Oceania.