Ilha Moyo, Indonésia

Uma Ilha Só Para Alguns

Luzes VIP

Eco-tendas luxuosas do resort Amanwana iluminadas pouco depois de o sol se pôr.

Tempo de descanso

Funcionários do Amanwana repousam sobre o velho jipe Land Cruiser descapotável ao serviço do resort.

Rusa timorensis ou Sambar de Sunda

Veados endógenos de Java, Bali e também de Timor de Moyo, percorrem livremente as florestas da ilha.

Um Litoral protegido

Uma das enseadas tropicais do Mar de Flores em que se instalou o Amanwana.

Moyo Cruiser

Trabalhadores do Amanwana percorrem de jipe uma estrada que sulca a selva luxuriante da ilha Moyo.

Marginal de Labuan Aji

Palafitas da principal aldeia da ilha Moyo, abrigo de muitos dos seus cerca de mil habitantes.

Eco-luxo e reclusão

Placa de privacidade disponível nas vinte ecotendas do resort Amanwana.

Mãe e filha

Duas gerações de habitantes de Labuan Aji, a principal aldeia de Moyo a que o resort Amanwana veio trazer mais prosperidade e bem estar.

Hidro-hóspedes

Empregados do Amanwana recolhem novos hóspedes endinheirados e a sua carga de um avião acabado de amarar, proveniente de Bali.

Despertador (in)conveniente

Galo canta junto à porta colorida de um lar de Labuan Aji.

De partida

Lancha zarpa de um dos pontões que servem o Amanwana, já depois do pôr-do-sol.

Dona da Casa

Moradora de Labuan Aji, à porta da sua palafita, protegida do sol tropical por uma substância natural que lhe embranquece a face.

Pasto e campo de Futebol

Gado atravessa um campo de futebol ervado da ilha Moyo.

Eco-Ponte

Guia do Amanwana atravessa uma ponte feita de troncos sobre um dos riachos que irrigam a ilha.

Telhado

Pormenor da arquitectura de um dos edifícios comunitários de Labuan Aji, a principal aldeia da ilha Moyo.

Curiosidade mútua

Morador de Labuan Aji, espreita os visitantes da aldeia a partir do interior da sua palafita.

Manhã rural

Camponeses da ilha Moyo fazem uma pausa na tarefa de debulharem arroz recém-colhido.

Jovem camponesa

Jovem camponesa protegida do sol pelo seu hijab branco, pelo vestuário comprido e também por um protector solar vegetal produzido pelos próprios habitantes da ilha.

Estrada de selva

Trabalhador do Amanwan conduz o jipe Land Cruiser descapotável do resort, por uma estrada improvisada que irrompe pela floresta tropical.

Mergulho no Mar de Flores

Hóspede do Amanwana prepara-se para explorar o mundo sub-aquático maravilhoso dos recifes ao largo da ilha Moyo.

Crepúsculo sobre as Sonda Menores

Dia termina sobre a ilha Moyo, uma pequena reserva natural indonésia situada no arquipélago de Sonda, no Mar de Flores.

Poucas pessoas conhecem ou tiveram o privilégio de explorar a reserva natural de Moyo. Uma delas foi a princesa Diana que, em 1993, nela se refugiou da opressão mediática que a viria a vitimar.

Não acontecia todos os dias por aqueles lados. Um grande  Mercedes e várias outras viaturas de luxo detêm-se nas imediações de uma aeronave sofisticada.  O insólito desenrola-se sobre a pista do aeroporto Brang Biji de Sumbawa Besar. Tinha acabad

o de aterrar Lady Diana, acompanhada de três amigas e um guarda-costas. São recebidas com pompa e circunstância. Pouco depois, embarcariam numa travessia curta a bordo da lancha Aman XI com destino final na doca elegante do Amanwana, um eco-resort favorecido da cadeia Aman, fundada pelo hoteleiro indonésio Adrian Zecha.

Nem na Indonésia mais improvável a Princesa se livrou dos artigos descritivos e opinativos que a imprensa mundial publicava sobre a sua vida, a pública e a privada.

Entre outros, o jornal Lombok News não tardou a relatar nas suas versões bahasa, (o dialecto nacional indonésio) e inglesa que Diana iria ficar duas noites e três dias. Entretanto, adiantou que Di parecia triste. Que nadava no Mar de Flores e apreciava o pôr-do-sol a partir da praia. As descrições foram aparecendo, provavelmente feitas por outros hóspedes e pelos empregados do hotel mas que se saiba, nesse período, Diana Spencer esteve a salvo dos sempre hiperactivos e obsessivos paparazzis britânicos e de quaisquer países que visitasse.

As características deste resort solitário alojado numa ilha furtiva foram a razão para que a então Princesa de Gales – à semelhança de David Bowie, Yoko Ono e Mick Jagger – tivesse escolhido evadir-se no Amanwana. O nome do hotel significa floresta pacífica. E não é qualquer um que usufrui da excentricidade natural, da tranquilidade e da privacidade da ilha.

Andávamos a explorar a ilha vizinha de Lombok quando, fruto de muito interesse geográfico e investigações online, Moyo nos despertou a curiosidade. Após uma troca de emails exaustiva, conseguimos suscitar o interesse dos responsáveis do Amanwana e a sua autorização para lá passarmos uns dias. Escusado será dizer que a nossa viagem e chegada destoaram e muito das das vedetas já mencionadas.

Recebemos o O.K. para a visita a partir da manhã seguinte, estávamos ainda por Senggigi, que tínhamos estabelecido como base para a descoberta de Lombok. A notícia obrigou-nos a diversas medidas logísticas resolvidas sob pressão já que o próximo autocarro para Sumbawa partia de Mataram – a capital de Lombok – às 15h.

Finalizámos algumas derradeiras negociações com os gerentes do Amanwana enquanto fizemos as malas, pagámos as contas do hotel e da motoreta que tínhamos alugado, também no táxi, a caminho do terminal de autocarros Mandalika.

Chegámos uns meros minutos antes da hora de partida mas ainda tivemos tempo para comprar umas bolachas e pacotes de leite de búfala, massacrados por angariadores de passageiros a quem custava a acreditar tanto na presença incomum de estrangeiros como em que tínhamos pré-adquirido os bilhetes numa agência de Senggigi.

O primeiro trecho terrestre passou bem mais depressa do que esperávamos. Mais que um autocarro, o veículo provou-se uma feira ambulante, animada por vendedores, músicos e pedintes que promoviam uma panóplia inacreditável de produtos, tocavam e mendigavam ao longo do corredor, em que se esforçavam para vencer a reticência dos passageiros e as pilhas de sacos e caixas que o atafulhavam.

Os músicos tocavam êxitos do reportório nacional que os compatriotas cantarolavam. Desconhecedores das melodias e das letras, acompanhámos a acção e restantes variedades num misto de incredibilidade e fascínio.

Por volta das cinco da tarde, chegámos ao porto de Labuhan. Só após as seis, com o sol a começar a mergulhar no oceano em frente, é que o autocarro entrou no convés oleoso do ferry.

O destino final daquele bus saltitão era a ilha de Flores, um dos poucos redutos católicos da Indonésia graças à influência portuguesa secular. Flores ficava duas ilhas à frente no extenso arquipélago índico de Nusa Tenggara e no sub-arquipélago de Sonda. Nós desembarcaríamos na próxima.

Tal como no autocarro, a bordo, nem sinal de estrangeiros e somos uma atracção inesperada da viagem ao ponto de nos fotografarem vezes sem conta.

No sentido inverso da admiração cultural, pasmamo-nos com as TVs em que imams barbudos protagonizavam sermões e pregações islâmicas. Ainda mais com os estranhíssimos videoclips propagandistas daquela religião que tem, na Indonésia, o seu maior número de fieis. Às horas de oração, vemo-los prostrarem-se a Alá,  por turnos, na mushola abafada do navio, contra o sentido da navegação.

Uma hora e meia depois, regressámos ao bus, desembarcámos em Poto Tano e completámos a viagem até Sumbawa Besar, a principal cidade.

Fizemos o derradeiro percurso rodoviário por uma estrada escura e sinuosa clareada apenas pelo luar. Mas não era um luar qualquer o que nos iluminava. Rasante ao horizonte terrestre como há muito não víamos, o seu disco natural exibia-se enorme e perfeitamente redondo perfurado pelas silhuetas das copas das árvores mais imponentes porque passávamos. Esta enorme aura cósmica embala-nos para um sono desconfortável mas profundo. Só percebemos que chegámos ao nosso destino quando o motorista nos desperta e aponta a porta de saída.

Em vez de táxis, espera-nos um exército de moto-táxis insolentes. Rendemo-nos às evidências e subimos a bordo de duas motorizadas, cada um no seu número de circo que passava por evitar que ficassem pelo caminho uma mochila grande entre nós e o condutor e duas mais pequenas, uma às costas a outra à frente.

Eram dez da noite. Sem energias ou disposição para mais, acabámos por dar entrada naquele que teria que ser uma das piores guest-houses da ilha, com condições de higiene e conforto que ainda hoje usamos como padrão para o pior que nos dispusemos a suportar e que tentamos por tudo esquecer.

Às cinco da manhã, acordamos assustados com o cantar doloroso do muezzin de uma mesquita logo ao lado. Uma hora depois, uma carrinha de serviço do Amanwana resgatou-nos da tortura de Sumbawa Besar, levou-nos ao barco que transporta diariamente os empregados moradores de Sumbawa para a ilha Moyo, a 15 km. Às 8h30 da manhã, estávamos a dar entrada no Amanwana. Tínhamos passado directamente de uma espelunca de zero estrelas  – ou estrelas negativas -para um eco-resort excelso de cinco ou mais.

Mas sempre fomos avessos a ligar mais aos hotéis que aos lugares que justificaram a viagem. No caso da quase incógnita e misteriosa ilha Moyo, a regra dizia-nos mais que nunca.

Um guest-assistant espera-nos no pontão. Conduz-nos num velho Land Cruiser descapotável até ao domínio do resort. O Amanwana aloja os hóspedes em 20 tendas híper-luxuosas, o também condutor deixa-nos à porta da que nos iria acolher, a 17, perdida no meio da vegetação. Recuperámos o corpo e a alma num longo duche de água quente, o primeiro desde a partida de Senggigi.

Housekeeping!” Uma das empregadas faz questão de completar o cesto de fruta de boas-vindas com mais espécimes tropicais. “A Ladi Di ficou na tenda 20 e as amigas e o guarda-costas ficaram nas 17, 18 e 19.”  faz questão de incluir num rol de informações e sugestões que nos esforçámos por reter do diálogo bem disposto em inglês.

A meio da manhã já tínhamos dormitado um pouco e fomos finalmente registar-nos à recepção.

Aterrava um hidroavião em frente à enseada do Amanwana. Aproveitámos e fotografámos o seu deslizar e o pouso de novos hóspedes multimilionários provenientes de Bali.

No regresso aos aposentos, deparamo-nos com a confirmação de que estamos na selva. Uma enorme aranha felpuda de estilo tarântula – possivelmente uma tarântula – passeava-se pelo soalho. Passámos cinco minutos a engendrar e pôr em prática estratagemas para a fazer sair viva, sem lhe tocar. Até termos êxito, o aracnídeo ainda me caiu nos pés. Assustado com a perspectiva de uma picada destrutiva esperneei. Uma das sandálias de caminhada que tinha calçada voou e por pouco não partiu um espelho em frente.

Era uma das muitas espécies que, como nós, as autoridades indonésias decidiram proteger, em 1986.  Nesta data, foram oficialmente reconhecidas as características especiais do ecossistema de Moyo e estabelecido um parque nacional por forma a preservar a sua vegetação e as inúmeras aves – algumas em perigo de extinção – morcegos, macacos, javalis, veados, lagartos monitores e pitões residentes.

Os javalis e os veados vemo-los inclusivamente em redor das tendas e os macacos chegaram a usar o tecto da nossa como colchão de aterragem em mais que uma noite, com tal estrondo, que na primeira ocasião, pensávamos que iríamos ser vítimas de uma derrocada.

De quando em quando, alguma destas espécies, quase sempre os javalis e os veados tornam-se demasiados e as autoridades concedem licenças de caça para que a ilha recupere o equilíbrio. Ao largo, existem recifes de coral profícuos em vida subaquática e esta secção idílica do Mar de Flores foi decretada reserva marinha.

O Amanwana resultou de uma outra licença especial. A concedida a uma empresa de nome Moyo Safari Abadi, sediada em Denpasar, a capital de Bali. Foi esta a única companhia autorizada a instalar um resort na ilha com a responsabilidade de contribuir financeiramente e não só para a protecção da ilha e sob regras ecologistas exigentes, a principal razão para estarmos numa tenda e não numa estrutura habitacional permanente e mais invasiva.

Com muita paciência, lá arrastamos um caixote do lixo virado ao contrário até ao exterior e, nele retida, a possível tarântula. Já com a casa em paz, sentimos nova aproximação do Land Cruiser verde. Dois guias do hotel convidam-nos para uma volta pela ilha. Aceitamos sem hesitações e saímos de pronto. O caminho começa por sulcar selva densa. Mais à frente, passa entre arrozais e milheirais. Ainda andamos 15 minutos até um leito de rio gentil onde, com a desculpa de nos refrescarmos do calor húmido nos banhámos sob quedas d’água com dimensões de duche.

Ambos os guias eram nativos. Conversa puxa conversa, Paul, que falava um bom inglês contou-nos que cerca de 50 dos 150 empregados do Amanwana era de Labuan Aji, a maior das seis aldeias palafíticas da ilha que, apesar dos seus 350 km2, só tem 1000 habitantes. E que os restantes eram de Sumbawa. Contou-nos isso e mais: “todos nós vemos o resort com muito bons olhos.” Continuou. “Foram muitos empregos que cá caíram de pára-quedas e salvaram outras tantas famílias da separação. Eu, por exemplo, estou a ganhar o mesmo ou mais que alguns amigos que tiveram que emigrar para a Índia ou países árabes. Vários fazem o mesmo que eu mas, outros, trabalham na pesca ou na construção o que é bem mais duro. Todos eles estão a milhares de quilómetros de casa. Eu sinto-me um privilegiado por poder ir para casa todos os dias.”

No regresso das quedas d’ água, ainda parámos em frente à casa de uma família que debulhava arroz, a bater com as plantas com toda a força contra um crivo de madeira e juntava os bagos sobre lonas de plástico, prontos para secar sob o mesmo sol de que se protegiam as mulheres mais jovens do clã que trabalhavam de hijab e mantinham a cara sarapintada com um curioso protector solar natural.

“Se não fosse o Amanwana só nos restava ou isto ou a pesca!” completa Tony.

Passamos por entre as palafitas geminadas de Labuan Aji e sentimos um pouco do bem-estar e do acolhimento da comunidade que, apesar de uma relativa invasão da sua privacidade, nos recebe com sorrisos, como o fazem com quase tudo o que vem do resort.

Em 2008, foi criado um fundo conservacionista para a ilha para o qual contribuem os pagamentos dos hóspedes. Até ao surgimento do resort, os aldeão costumavam apanhar os povos postos pelas tartarugas nas praias de Moyo – até mesmo algumas tartarugas – para vender nos mercados de Sumbawa. O Amanwana passou a pagar-lhes o dobro para que não os desenterrassem ou para os enterrarem se por acaso ficarem a descoberto. Alguns habitantes desempenham a função de rangers e patrulham a floresta contra o abate ilegal de árvores e de animais, recuperam recifes antes danificados pela pesca com explosivos ou constroem escolas em que leccionam professores também eles pagos pelo novo fundo. Quanto mais exploramos e descobrimos de Moyo e do Amanwana mais nos convencemos que ilhas como estas não se encontram todos os dias.

PN Bromo Tengger Semeru, Indonésia

O Mar Vulcânico de Java

A gigantesca caldeira de Tengger eleva-se a dois mil metros no âmago de uma vastidão arenosa do leste de Java. Dela se projectam o monte supremo desta ilha indonésia, o Semeru, e vários outros vulcões. Da fertilidade e clemência deste cenário tão sublime quanto dantesco prospera uma das poucas comunidades hindus que resistiram ao predomínio muçulmano em redor.

Costa Rica

Um Fenómeno da Natureza

A Costa Rica tem uma das democracias mais antigas do mundo, abdicou de exército e quase não passou por ditaduras. Mas o que salta à vista é a forma incomum como preserva o seu meio-ambiente exuberante.

Lombok, Indonésia

Na Sombra de Bali

Há muito encobertos pela fama da ilha vizinha, os cenários exóticos de Lombok continuam por revelar, sob a protecção sagrada do guardião Gunung Rinjani, o segundo maior vulcão da Indonésia.

Hinduísmo Balinês Numa Ilha do Islão

A fundação da Indonésia assentou na crença num Deus único. Este princípio ambíguo sempre gerou polémica entre nacionalistas e islamistas mas, em Lombok, os balineses levam a liberdade de culto a peito

Gili Islands, Indonésia

As Ilhas que Não Passam Disso Mesmo

São tão humildes que ficaram conhecidas pelo termo bahasa que significa apenas ilhas. Apesar de discretas, as Gili tornaram-se o refúgio predilecto dos viajantes que passam por Lombok ou Bali.

Sombra vs Luz

Quioto, Japão

O Templo que Renasceu das Cinzas

O Pavilhão Dourado foi várias vezes poupado à destruição ao longo da história, incluindo a das bombas largadas pelos EUA mas não resistiu à perturbação mental de Hayashi Yoken. Quando o admirámos, luzia como nunca.

Fogo-de-artifício branco

O 4 de Julho Mais Longo

A independência dos E.U.A. é festejada, em Seward, de forma modesta. Para compensar, na cidade que honra o homem que prendou a nação com o seu maior estado, a data e a celebração parecem não ter fim.

Tédio terreno

As Máscaras Nepalesas da Vida

O povo indígena Newar do Vale de Katmandu atribui grande importância à religiosidade hindu e budista que os une uns aos outros e à Terra. De acordo, abençoa os seus ritos de passagem com danças de homens mascarados de divindades. Mesmo se há muito repetidas do nascimento à reencarnação, estas danças ancestrais não iludem a modernidade e começam a ver um fim.

Verde sem fim
Terceira, Açores

Terceira: e os Açores continuam Ímpares

Foi chamada Ilha de Jesus Cristo e irradia, há muito, o culto do Divino Espírito Santo. Abriga Angra do Heroísmo, a cidade mais antiga e esplendorosa do arquipélago. Estes são apenas dois exemplos. Os atributos que fazem da Terceira especial não têm conta.
Muito que escolher

São Tomé e Príncipe

Que Nunca Lhes Falte o Cacau

No início do séc. XX, São Tomé e Príncipe geravam mais cacau que qualquer outro território. Graças à dedicação de alguns empreendedores, a produção subsiste e as duas ilhas sabem ao melhor chocolate.

As forças ocupantes

Lhasa, Tibete

A Sino-Demolição do Tecto do Mundo

Qualquer debate sobre soberania é acessório e uma perda de tempo. Quem quiser deslumbrar-se com a pureza, a afabilidade e o exotismo da cultura tibetana deve visitar o território o quanto antes. A ganância civilizacional Han que move a China não tardará a soterrar o milenar Tibete.

Sol nascente nos olhos

Busselton, Austrália

2000 metros em Estilo Aussie

Em 1853, Busselton foi dotada de um dos pontões então mais longos do Mundo. Quando a estrutura decaiu, os moradores decidiram dar a volta ao problema. Desde 1996 que o fazem, todos os anos, a nadar.

Tóquio
Couchsurfing (Parte 1)

Mi Casa, Su Casa

Em 2003, uma nova comunidade online globalizou um antigo cenário de hospitalidade, convívio e de interesses. Hoje, o Couchsurfing acolhe milhões de viajantes, mas não deve ser praticado de ânimo leve.
Totens tribais

Canibalismo de Carne e Osso

Até ao início do século XX, os comedores de homens ainda se banqueteavam no arquipélago de Vanuatu. Na aldeia de Botko descobrimos porque os colonizadores europeus tanto receavam a ilha de Malekula

Luminosidade caprichosa no Grand Canyon
Fotografia

E Fez-se Luz na Terra. Saiba usá-la.

O tema da luz na fotografia é inesgotável. Neste artigo, transmitimos-lhe algumas noções basilares sobre o seu comportamento, para começar, apenas e só face à geolocalização, a altura do dia e do ano.
A fortaleza e a catedral

Novgorod, Rússia

A Avó Viquingue da Mãe Rússia

Durante quase todo o século que passou, as autoridades da U.R.S.S. omitiram parte das origens do povo russo. Mas a história não deixa lugar para dúvidas. Muito antes da ascensão e supremacia dos czares e dos sovietes, os primeiros colonos escandinavos fundaram, em Novgorod, a sua poderosa nação.

Autoridade bubalina

Ilha do Marajó, Brasil

A Ilha dos Búfalos

Uma embarcação que transportava búfalos da Índia terá naufragado na foz do rio Amazonas. Hoje, a ilha de Marajó que os acolheu tem a maior manada bubalina e o Brasil já não passa sem estes bovídeos.

Tempo de aurora

Lapónia Finlandesa

Em Busca da Raposa de Fogo

São exclusivas dos píncaros da Terra as auroras boreais ou austrais, fenómenos de luz gerados por explosões solares. Os nativos Sami da Lapónia acreditavam tratar-se de uma raposa ardente que espalhava brilhos no céu. Sejam o que forem, nem os quase 30º abaixo de zero que se faziam sentir no extremo norte da Finlândia nos demoveram de as admirar.

Litoral de Upolu

Upolu, Samoa Ocidental

A Ilha do Tesouro de Stevenson

Aos 30 anos, o escritor escocês começou a procurar um lugar que o salvasse do seu corpo amaldiçoado.Em Upolu e nos samoanos, encontrou um refúgio acolhedor a que entregou a sua vida de alma e coração

Manhã cedo no Lago

Nantou, Taiwan

No Âmago da Outra China

Nantou é a única província de Taiwan isolada do oceano Pacífico. Quem hoje descobre o coração montanhoso desta região tende a concordar com os navegadores portugueses que baptizaram Taiwan de Formosa.

Aposentos dourados

Mini-dinossauro
Iucatão, México

A Lei de Murphy Sideral que Condenou os Dinossauros

Cientistas que estudam a cratera provocada pelo impacto de um meteorito há 66 milhões de anos chegaram a uma conclusão arrebatadora: deu-se exatamente sobre uma secção dos 13% da superfície terrestre suscetíveis a tal devastação. Trata-se de uma zona limiar da península mexicana de Iucatão que um capricho da evolução das espécies nos permitiu visitar.
Sombras Quentes
Património Mundial Unesco

Grand Canyon, E.U.A.

América do Norte Abismal

O rio Colorado e tributários começaram a fluir no planalto homónimo há 17 milhões de anos e expuseram metade do passado geológico da Terra. Também esculpiram uma das suas mais deslumbrantes entranhas.

Curiosidade ursa

Katmai, Alasca

Nos Passos do Grizzly Man

Timothy Treadwell conviveu Verões a fio com os ursos de Katmai. Em viagem pelo Alasca, seguimos alguns dos seus trilhos mas, ao contrário do protector tresloucado da espécie, nunca fomos longe demais.

Espantoso
Praia

Ambergris Caye, Belize

O Recreio do Belize

Madonna cantou-a como La Isla Bonita e reforçou o mote. Hoje, nem os furacões nem as disputas políticas desencorajam os veraneantes VIPs e endinheirados de se divertirem neste refúgio tropical.

Passagem

Daqui se Fez Vanuatu ao Ocidente

O programa de TV “Meet the Natives” levou representantes tribais de Tanna a conhecer a Grã-Bretanha e os E.U.A. De visita à sua ilha, percebemos porque nada os entusiasmou mais que o regresso a casa.

A todo o vapor
Sobre carris

O Derradeiro Comboio Austral

Até 1947, o Tren del Fin del Mundo fez incontáveis viagens para que os condenados do presídio de Ushuaia cortassem lenha. Hoje, os passageiros são outros mas nenhuma outra composição passa mais a Sul

Chegada à festa

Perth, Austrália

Em Honra da Fundação, de Luto Pela Invasão

26/1 é uma data controversa na Austrália. Enquanto os colonos britânicos o celebram com churrascos e muita cerveja, os aborígenes celebram o facto de não terem sido completamente dizimados.

Enxame, Moçambique

Área de Serviço à Moda Moçambicana

Repete-se em quase todas as paragens em povoações dignas de aparecer nos mapas. O machimbombo (autocarro) detém-se e é cercado por uma multidão de empresários ansiosos. Os produtos oferecidos podem ser universais como água ou bolachas ou típicos da zona. Nesta região a uns quilômetros de Nampula, fruta tropical é coisa que não falta.
Refeição destemida

Norte de Queensland, Austrália

Uma Austrália Demasiado Selvagem

Os ciclones e as inundações são só a expressão meteorológica da rudeza tropical de Queensland. Quando não é o tempo, é a fauna mortal da região que mantém os seus habitantes sob alerta.

Aterragem sobre o gelo

Mount Cook, Nova Zelândia

A Conquista Aeronáutica dos Alpes do Sul

Em 1955, o piloto Harry Wigley criou um sistema de descolagem e aterragem sobre asfalto ou neve. Desde então, a sua empresa revela, a partir do ar, alguns dos cenários mais grandiosos da Oceania.